sexta-feira, 9 de maio de 2014

Concretagem de vigas baldrame


Atualizando aqui o blog com noticias e fotos das obras, depois de muito tempo sem postar nada, por falta de tempo, e por estar configurando o layout do mesmo. Estou em duas obras hoje: uma reforma em um hospital (Unimed) e a outra que vocês já sabem que é a residência. Bom, nela continua tudo atrasado, terminamos a concretagem das vigas baldrames no fim do mês passado. 





Essa é uma das fases das obras que eu mais admiro, pretendo me especializar nisto. Acho uma ciência os cuidados que se deve tomar com o concreto, a forma de trabalhar com ele, enfim todo o processo que se deve ter do momento em que o caminho betoneira é cheio ao momento em si da concretagem. Aguardo ansioso pela concretagem das lajes. Além do caminhão betoneira é usado o caminhão lançador. Provavelmente o usaremos na primeira laje, pois o terreno é bastante íngreme o que torna a laje e consequentemente a casa muito alta. 
Pra se ter uma ideia a face de baixo da viga baldrame da entrada da casa tem 2,40 metros do nível 0,00 da obra. Na porta principal faremos uma escada de 10 degraus. Disponibilizarei o projeto completo para vocês em outra oportunidade.

Começamos as marcações de parede. Iniciamos com 2 fiadas de tijolos de barro, para aplicarmos os produtos e a manta de impermeabilização sobre elas e depois começarmos a alvenaria de bloco cerâmico. 

Produto aplicado para a colocação da manta asfáltica.


Para essas marcações de parede escolhemos um ponto de saída (assim como a saída de locação) e iniciamos as medidas dos vãos, por exemplo, na parede de trás da casa, assentamos o primeiro tijolo no eixo da viga baldrame em uma extremidade do vão e numa extremidade oposta a esta colocamos outro tijolo com a distância do cômodo que esta no projeto mais 5 cm (de reboco. 2,5 cm para cada lado), fazendo com que terminada a obra as medidas estejam de acordo ao projeto, já que os moveis são feitos sobre medidas. 

Hoje estive na obra e estavam colocando as ferragens da laje do escritório, que fica na frente da casa, muitos ferros, acho bastante interessante isso também, inclusive hoje o encarregado me ensinou e aprendi a ler um projeto de ferragens. Resolvi me informar mais e achei esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GuK9Pr3CiqU, bastante interessante. 



Que lindo isso.


Ferragem negativa para 50 cm que ficará em balanço.



Formas




Desconsiderem os trabalhadores aqui sem capacete, as pessoas aqui tem costume de usar capacete somente quando começam a trabalhar em altura. Errado isso.

Enquanto não estou em alguma obra, fico no escritório fazendo orçamentos de obras, desenhando plantas de algumas outras obras que já estamos executando. E esta semana um parente de uma colega de trabalho me pediu para que eu fosse com ele a um terreno que ele deseja construir e dar uma ideia a ele do que podemos aproveitar do terreno e um orçamento do quanto ele gastaria para isso. Desenhei e enviei para ele, estou aguardando o desenho voltar com a aprovação da distribuição dos cômodos. São cerca de 63 m² e ele deseja fazer dois pontos comerciais no térreo e uma casa para ele a esposa e a filha, no pavimento Superior. Teremos 1,90 m de laje em balanço (Estou sem o CAD, no computador, depois posto o projeto para download) sei que é possível, dificilmente vemos isso em casas normais (diferente das residências que trabalhamos que vemos lajes em balanço muito maiores). Hoje o encarregado da outra obra me deu a dica de colocar dois pilares reforçados em cada extremidade da laje e uma viga de um ao outro da mesma forma. Este balanço é para aproveitarmos a garagem na parte de trás da casa que ao mesmo tempo em que é o quintal, é também a varanda de duas outras casas. Todas dele.

Segue outras fotos da obra:

O engenheiro mandou que ao invés de bloco cerâmico, essa base para a baldrame fosse feita de bloco de concreto. Esta parte mais baixa é a Sala de Estar, a parte mais alta é a Sala de jantar. Para lá colocaremos uma escada, cujas ferragens de espera já estão na espera rs.




Como dito anteriormente, ferragens de espera da escada que leva à sala de estar e de lá outra para o pavimento superior.



Algumas ferragens de pilares já no lugar. Devidamente amarradas



Ferragens do Pilar. 










Parede dos fundos da casa. À esquerda, as tabuas do gabarito da casa, que já estão sendo reaproveitadas as  para formas.  É ali onde será feita a piscina.


Olha só a altura que está a baldrame

Fotos da obra no hospital:















Bem, é isso que temos por enquanto, qualquer novidade conto a vocês. Criarei uma área de downloads para disponibilizar os projetos que faço aqui. Comente, de alguma forma divulgue e qualquer sugestão ou reclamação, Fale Conosco.


2 comentários:

Comente :) Seu comentário é muito importante.