sexta-feira, 4 de julho de 2014

Concretagem da Lage e Dicas Importantes.


Olá, meus colegas de profissão. Felicíssimo aqui, por ter participado ontem (Quinta-feira) de minha primeira concretagem. Estava no escritório e o Engenheiro me chamou para que fossemos na obra, cheguei lá e estava o caminhão betoneira e o caminhão lançador preparados para iniciar os trabalhos.
O concreto se atrasou e só chegou na obra por volta das 11h00 da manhã, por sorte não perdi nada da concretagem.
Então o Engenheiro, que estava com outro Engenheiro, foi para outra obra e me deixou na responsabilidade de fiscalizar algumas coisas, e me deu algumas dicas que jugo muito IMPORTANTE:

1º Cocadas. Essa eu já sabia mas vou deixar para vocês: Toda ferragem deve estar separada de sua forma, para que os ferros não fiquem descobertos de concreto perdendo assim sua eficiência. Para isso usamos, o que aqui chamamos de "cocadas". Podem ser chamadas também de espaçadores. Não foi colocado nessa primeira lage pois eu não estava na obra no dia em que a mesma estava sendo montada. Estes dias estou ficando muito do escritório pois estou substituindo a responsável pelo setor financeiro e acho bem legal isso pois aprendo bastante coisas que usarei em toda minha vida pessoal e profissional. E voltando aos espaçadores como não o tínhamos, a dica que ele me deu foi que ao ser despejado o concreto e espalhado, as ferragens fossem "sacudidas" para que o concreto pudesse passar para baixo das ferragens separando-as das formas.


Exemplo de um espaçador de plástico.
2º Vibrador: O vibrador também atrasou, então enquanto não o tínhamos em mãos a dica era que ao espalhar o concreto precisávamos bater com a parte de baixo da colher de pedreiro para que a água subisse e fosse criada a nata na superfície. E enquanto ao vibrador devemos usa-lo apenas na vertical, mas como a lage que fazemos aqui é 4, 5 ou 6 cm podemos usá-lo também na horizontal. Percebemos que aquela área não precisa mais ser vibrada quando vemos a água subir, e criar a nata, pois ali sabemos que a brita desceu e se acomodou junto com a nata que é justamente o material aglomerante que vai cola-las.


Este foi o Vibrador que utilizamos



3º Horários de chegada do caminhão: Em algumas obras, quando usamos muitos caminhões de concreto devemos criar um mapa da lage em forma de desenho onde foi despejado o concreto de cada caminhão betoneira, e os horários que os caminhões chegaram, pois o concreto tem um tempo de cura, mas não falarei mais sobre isso pois ainda não entendo muito.

Caminhão Lançador e Caminhão Betoneira ao fundo
Operador da mangueira de concreto
Olha só a altura que fica o braço do caminhão lançador

Mais algumas fotos e videos, e mais uma vez ignorem os trabalhadores sem EPI:


98% da lage concluída

Após 4h29 minutos, observem a resistência que o concreto está. Aditivo Mira CR 74

Estes pedaços de ripa, tem vários pregos na parte de baixo, que prendem a madeira na lage que depois servirá para travamento da forma da viga que está na direita da foto

Escoramento:



Encerrando a concretagem...


Molhamos a lage, assim que acabou a concretagem, e hoje pela manha também, jogamos bastante água.
É isso, pessoal, muito feliz por mais esta experiência ganha, e a primeira concretagem de muuitas que ainda farei, com fé em Deus. Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente :) Seu comentário é muito importante.